sábado, 8 de setembro de 2012

AINDA HÁ ESPERANÇAS?






Sempre as mesmas questões que acabam se tornando questiúnculas quando, na verdade, deveriam levar este assunto a sério.

Eu queria, ainda, acreditar em tudo o que leio, mas nem sempre é viável e conveniente.

Que acredita em tudo acaba por cair em ciladas... principalmente aqueles que já levaram muitas surras da vida, na sua luta do dia-a-dia.

Lendo uma reportagem sobre EDUCAÇÃO, ainda esta semana, deparei-me com uma pesquisa que falava DO OTIMISMO DO BRASILEIRO EM RELAÇÃO AO FUTURO DA EDUCAÇÃO.
Dizia a matéria que os brasileiros são os mais otimistas acerca do futuro educacional do país para os próximos dez anos. Parece-me que estou tendo um dèjá vu ou que já vi este filme em tempos passado.



" É o que aponta a pesquisa Olhares sobre a Educação Ibero-Americana, divulgada nesta quinta-feira pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O levantamento entrevistou mais de 22 mil pessoas em 18 países da região. Nos países das Américas Central e do Sul, a população acredita que a educação irá melhorar na próxima década, mas muitos cidadãos ainda dão "nota vermelha" para os sistemas locais de ensino."

Engraçado, brasileiro é otimista mesmo!!! E olha que os brasileiros são os que tem a pior avaliação da qualidade do ensino público.

Pois é! Cada qual é otimista naquilo que quer ser. Vamos fazer valer o ditado - A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE.

Também queria acreditar numa melhora EDUCACIONAL, mas a vejo falir a cada dia.

Há cinco anos fora de salas de aula por determinação médica, pois como sabem perdi uma das visões e estou em baixa na outra, o que tenho acompanhado são as degradações altíssimas de todos os lados - FAMÍLIA/EDUCADOR/EDUCANDO/POLÍTICAS EDUCACIONAIS.

Onde vamos parar? Sinceramente não sei!!!

Apenas queria cultivar e exteriorizar este OTIMISMO peculiar do nosso POVO que pensa sempre no melhor, porém não corrobora para tais feitos.

O relatório está disponível em espanhol aqui - http://www.oei.es/miradas2012.pdf

Leiam e reflitam!!!

Abraços!


12 comentários:

  1. Que bom que esta pesquisa indica isso e não é nenhum político de plantão. Eu também tenho esperança. E vamos precisar da Educação para os novos desafios que estão vindo por aí...

    ResponderExcluir
  2. Puxa, estou pasma. Que otimismo mais sem propósito.
    Eu não sou uma pessoa pessimista, mas neste quesito concordo com você, a partir do que leio a respeito não vejo mudanças, ao menos imediatas.
    É uma vergonha nacional.
    Beijos e obrigada pela publicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço a si pelo espaço que me foi gentilmente ofertado. Um grande abraço, amiga!!!

      Excluir
  3. Estou levando o seu selinho!! Educar é preciso. Bjuss

    ResponderExcluir
  4. Boa noite amiga , quando estava pesquisando um pensamento para deixar no comentário de hoje ,lembrei de uma frase de um autor desconhecido que diz mais ou menos assim:” Começamos pensando em mudar o mundo, esquecemos, e depois vemos quanto o mundo nos mudou”. Verdade este pensamento, como mudamos com o passar dos tempos, a vida é um eterna aprendizagem e o bom é que temos oportunidade de mudar a cada dia. A pouco tempo navegava na net, entrava nos sites, pesquisava e saia sem comentar, hoje sinto prazer em fazer visitas, comentar e sempre que encontro um blog de boa qualidade, já não sei sair sem deixar um comentário e participar e faço isto com prazer, tanto quanto fico feliz em ler os comentário que vocês seguidores e anônimos deixam no meu cantinho.
    Estou mais uma vez aqui pra desejar milhões de coisas boas pra você em especial, que os seus sonhos sejam realizados e que você seja muito feliz.
    A final, como diz Cornelius Agrippa: A verdadeira felicidade consiste não no conhecimento de boas coisas e sim numa vida fel. Não em compreender,mas, em viver compreensivamente. Também
    não é uma grande erudição, mas a boa vontade
    que une os homens a Deus." Bjusss, fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  5. .


    Pegue o seu lenço e dê uma
    passadinho no meu blog.

    Um beijo,

    silvioafonso





    .

    ResponderExcluir
  6. .


    Dá uma passada no meu blog
    e chore um pouquinho.

    Beijos,

    silvioafonso


    .

    ResponderExcluir
  7. Oi Malu,

    Tudo bem? Obrigada pela visita no Navegando no Cotidiano. Gostei muito da sua reflexão, pois sou professora e vivencio uma baixo autoestima que está longe de satisfação.

    Boa semana.

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos nós a agradecer sua presença por aqui e que bom que esta postagem pode nos levar a refletir sobre vários problemas da educação bem como mostrar possibilidades de novos horizontes...
      Um grande abraço e venha sempre...

      Excluir
  8. Este seu blog eu ainda não conhecia...
    Ainda bem que vc tem esperanças...eu não tenho,
    pelo menos a curto prazo não!
    Sou professora mas jamais exerci a profissão!
    Não posso...meu estômago não aguenta!

    Bjussssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois façamos um esforço para que os nossos esforços não esmoreçam... está realmente tudo muito difícil. A inversão de valores está acentuada, mas com um passo de cada vez chegaremos lá...
      Um abraço e melhoras ao seu estômago querida!!! Serenidade para que se produza menos ácido gástrico... rsrsrsrs... uma brincadeira para descontrair...

      Excluir
  9. Olá Malu, lindo blog e fiquei feliz em conhecê-lo.
    Sou professora de Educação Infantil e vivo a luta diária de não deixar a esperança morrer.
    Abraços!

    ResponderExcluir