segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Carta de um professor desiludido

bagunça Se a educação, de um modo geral e não apenas a oferecida pelas escolas, não mudar, este país está perdido. Este é um depoimento real de um professor dos nossos dias que retrata perfeitamente o que a maioria dos professores tem de aturar em sala de aula e de pais de alunos.

Professores, uni-vos, façam alguma coisa!

Caro Juremir!

Meu nome é Maurício Girardi. Sou Físico. Pela manhã sou vice-diretor no Colégio Estadual Piratini, em Porto Alegre, onde à noite leciono a disciplina de Física para os três anos do Ensino Médio. Pois bem, olha só o que me aconteceu: estou eu dando aula para uma turma de segundo ano. Era 21/06/11 e talvez pela entrada do inverno, resolveu também ir à aula uma daquelas alunas “turista” que aparece uma que outra vez para “fazer uma social”. Para rever os conhecidos.

Por três vezes tive que pedir licença para a mocinha para poder explicar o conteúdo que abordávamos. Parece que estão fazendo um favor em nos permitir um espaço de fala. Eis que após insistentes pedidos, estando eu no meio de uma explicação que necessitava bastante atenção de todos, toca o celular da menina, interrompendo todo um processo de desenvolvimento de uma idéia e prejudicando o andamento da aula. Mudei o tom do pedido e aconselhei aquela menina que, se objetivo dela não era o de estudar, então que procurasse outro local, que fizesse um curso à distância ou coisa do gênero, pois ali naquela sala estavam pessoas que queriam aprender e que o Colégio é um local onde se vai para estudar. Então, a “estudante” quis argumentar, quando falei que não discutiria com ela. Neste momento tocou o sinal e fui para a troca de turma.

A menina resolveu ir embora e desceu as escadas chorando por ter sido repreendida na frente de colegas. De casa, a mãe da menina ligou para a Escola e falou com o vice-diretor da noite, relatando que tinha conhecidos influentes em Porto Alegre e que aquilo não iria ficar assim. Em nenhum momento procurou escutar a minha versão nem mesmo para dizer, se fosse o caso, que minha postura teria sido errada. Tampouco procurou a diretora da Escola. Qual passo dado pela mãe? Polícia Civil! Isso mesmo, tive que comparecer no dia 13/07/11 na oitava delegacia de polícia de Porto Alegre para prestar esclarecimento por ter constrangido (?) uma adolescente (17 anos), que muito pouco freqüenta a aula e quando o faz é para importunar, atrapalhar seus colegas e professores. A que ponto que chegamos? Isso é um desabafo.

Tenho 39 anos e resolvi ser professor porque sempre gostei de ensinar, de ver alguém se apropriar do conhecimento e crescer. Mas te confesso, está cada vez mais difícil. Sinceramente, acho que é mais um professor que o Estado perde. Tenho outras opções no mercado. Em situações como essa, enxergamos a nossa fragilidade frente ao sistema. Como leitor da tua coluna, e sabendo que abordas com freqüência temas relacionados à educação, te peço que dediques umas linhas a respeito da violência contra o professor.

Parabéns pelo teu trabalho e um grande abraço!

Maurício Girardi

Fonte: http://www.cpers15nucleo.com.br/index.php?id=art892

Imagem: leilacordeiro.blogspot.com

24 comentários:

  1. Parabéns por seu trabalho! Te convido a participar do meu
    VIDA VIVA POEMAS - www.jbcontatos2.blogspot.com
    CLARIDADE VIVA - www.claridadeviva.blogspot.com

    Te aguardo lá. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, passei pelo seu espaço e achei muito belo. Sucesso!!!
      Abraço

      Excluir
  2. Vivemos num Brasil desgovernado e por isso totalmente permissivo, leviano, corrupto e distante da educação que é justo o que faz com que tenhamos nação habitada por gente séria e comprometida com seu crescimento pessoal e social. Receba minha mais solene solidariedade por seu repúdio à atitude de uma mãe totalmente alienada, irresponsável e direi até omissa enquanto responsável direta pela formação de sua filha.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas opiniões que por aqui são deixadas são sempre relevantes. Assim vamos semeando aos poucos uma nova possibilidade de dias melhores. Grata Cadinho!!!

      Excluir
  3. José:
    Obrigada pela visita.
    Irei visitá-lo, sim.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Cadinho:
    Com certeza vivemos num país que esqueceu que a educação é que nos levará ao primeiro mundo e não simplesmente o crescimento do PIB. O exemplo disso foi dado pelos chamados "tigres asiáticos". Bem que a gente poderia copiar, não?
    Obrigada pela visita e abraços

    ResponderExcluir
  5. Até quando os professores terão que passar por situações como essa, caprichos...? Quando enfim, poderão desenvolver seu trabalho apenas, sem ter que serem menosprezados... no mininmo, no caso do meu colega, faltou respeito, e nos mais...todo o resto.

    Otimo seu espaço, boa divulgação de desabafo!
    Hoje venho fazer um convite, quando puder, fica a vontade para aparecer e trocar ideias em:
    http://felipewag.blogspot.com/
    Desde já, aguardamos com carinho!
    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, até quando?
      Minha filha também é professora, mas felizmente de educação infantil, então não passa por esses vexames que outros colegas passam.
      Obrigada pela visita.
      Dei uma olhada no seu cantinho e achei lindo. Voltarei com mais tempo.
      abraços

      Excluir
  6. Malu bom dia!
    Taí uma dever de casa que o Brasil precisa fazer.
    Belo post amiga!
    Bom dia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos juntos, pelo menos tentar, resolver estas lições de casa. Já é um grande começo.
      Abraços

      Excluir
  7. .


    Diante de tanta beleza,
    não resisto. Curvo-me e
    sigo o seu blog beijan-
    do-lhe os pés o que não
    a impedirá de seguir o
    meu.

    Parabéns e um beijo.

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvio:
      Agradecida pelas gentis palavras. Seja bem vindo.
      Será um prazer conhecer seu blog.
      abraços

      Excluir
  8. Muito bom ! Amei isto aqui e estou seguindo !
    Estou levando tbm seu banner para divulgar !
    Voltarei sempre!
    http://catiarosaantenada.blogspot.com/
    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catia:
      Prazer em recebê-la aqui.
      Logo, logo farei uma visita.
      abraços

      Excluir
  9. Boa tarde Malu,adorei passar aqui também fui professora durante catorze anos,e posso afirmar que que nada é fácil, em todas as áreas da educação existem muitos obstáculos, bjs e que sua semana seja iluminada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loivarice:
      Tomei a liberdade de responder-lhe porque a Malu não tem aparecido.
      Obrigada pela presença e abraços

      Excluir
    2. Atena, agradeço sempre este espaço que me deu de presente como colaboradora e sempre pode responder a todos pois somos uma equipe... Também agradeço a Loivarice que me é atenciosa e cheia de carinhos com os espaços por onde passo. Abraços as duas...

      Excluir
  10. Carla:
    Aqui é Atena. Estou lhe respondendo porque a Malu não tem aparecido por aqui.
    Aliás, esse dever de casa já está em atraso.
    Obrigada pela visita.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de chegar Atena, agora já somos três a resolver esta lição de casa!!! Rsrsrsrsrsr
      Obrigada pela atenção das duas.
      A EDUCAÇÃO não está decadentes somente no BRASIL. Há problemas pertinentes a ELA que são mundiais.
      Parte-se da seguinte premissa - QUANTO MENOS AS PESSOAS SOUBEREM, MELHOR SERÁ A DOMINAÇÃO.
      E esta afirmação tem sido difundida em todos os cantos do MUNDO.
      A EDUCAÇÃO, quando passou da forma laica, para a sistematizada deixou de ser integral e passou a atender única e exclusivamente ao sistema político o que ocasionou grandes perdas e danos.
      Basta ler a história da EDUCAÇÃO BRASILEIRA e observar as demais histórias da EDUCAÇÃO MUNDIAL.
      Portanto vamos fazendo nossa parte, mesmo que sejamos um grãozinho de areia...

      Excluir
  11. Querida amiga!Acabo de postar em meu blog um pedido singelo aos amigos.Me perdoe se este comentário é "colado", mas tenho certeza que você saberá entender que agora "corro contra o tempo" para saber o TEMPO de cada um de vocês.Aproveito para desejar-lhe um ótimo domingo e um começo de semana abençoado e de muita paz.Estou lhe aguardando em meu blog!
    Fique com Deus!Abraço amigo, "Rubi".

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu blog! Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado Agrega Pais, que é voltado para a Família e vai dos blogs de mães até blogs geeks, super diversificado, uma ótima forma de divulgar seu blog para este público específico.
    http://www.agregapais.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra. Muito boa sua dica.
      abraços

      Excluir
  13. Grata a todas as participações e impressões aqui deixadas. Fico FELIZ com o crescimento desta página a cada dia que passa.
    Abraços

    ResponderExcluir