segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ARTE PARA CRIANÇAS...







(Imagem da Prefeitura Municipal de Varginha - Um dos Projetos Infantis aprovado pelo COMIC )

É notável que um grande escritor, antes de mais nada, será sempre o sábio leitor. Aquele que lê, saboreando cada palavra na semântica e na sintaxe, mesmo que imperceptivelmente.

Bem, diante de tal afirmação faz-se necessário, desde a mais tenra idade fazer nossas crianças tomarem contato com textos de excelências, com vocábulos ricos, narrativas detalhadas e ao mesmo tempo que possibilitem subjetividades.

Porém vamos adiante!

Assim como nem só de pão vive o homem, mas também de tudo aquilo que alimenta sua alma, não só a LITERATURA infantil tem que ser de suprema qualidade, mas também a ARTE num contexto mais amplo.

Foi assim que surgiu um material de relevância na área musical, tendo por premissa dois nomes imensos -  EDWARD LEAR e LEWIS CARROLL.

Cid Campos, faz versões de textos destes escritores criando um CD maravilhoso onde a criança pode ter contato com a ARTE NONSENSE, até então feita para adultos.

Traduzindo poemas de Lear e de Carrol, Augusto de Campos cria um rico mundo de novas descobertas e possibilidades para a ARTE INFANTIL.

Neste mesmo trabalho há poemas do próprio Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Luís Turiba,  Paulo Leminski e Walter Silveira.

Lewis Carrol é criador do clássico ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS. Edward Lear criador do gênero "nonsense". Suas obras “A Book of Nonsense” (1846) e “Nonsense Songs, Stories, Botany and Alphabets” (1871) contêm poemas e ilustrações de sua autoria.

Diante deste princípio nasceu CRIANÇA CRIONÇA, utilizando-se dos jogos de linguagens e dos poemas destes mestres citados.

Para uma nova geração, que nasce diante de uma sociedade completamente hiperativa em todas as atividades, que tem contato com os mais vazios dos conteúdos, poder deparar com um conjunto de obras musicadas em perfeita consonância é realmente ganhar um valioso presente que nem todos os dias chega até nossas mãos.

Esta obra traz à tona um LEITOR-OUVINTE, que pode descobrir outros caminhos.

Para ter uma vaga e deliciosa ideia, a música carro-chefe deste CD - CRIANÇA CRIONÇA faz-se valer das modas de viola, combinando violão e viola de dez cordas, mandolim e harpa midi que deixa um ar  de camuflagem dos sentidos. um toque de sonhos...

Afinal, ARTE para CRIANÇAS não é BRINCADEIRA!!!

Aqui uma pequena mostragem...









Partilhando uma possibilidade para grandes divagações em salas de aulas.
As mais belas filosofias surgem de tudo aquilo que nem sempre é visível, mas que pode vir a sê-lo.

11 comentários:

  1. Olá Malu. Arte é educação e cultura, antes de tudo. Mais um lindo blog. Parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este espaço é gentilmente cedido pela ATENA. Eu apenas participo... rsrsr
      Grata por vir amiga!

      Excluir
  2. É muita riquesa cultural! Que delícia com certeza as criânças vão amar!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terão tudo para amar se este trabalho for apresentado a elas...
      Há tanta coisa boa, mas que necessitam de serem mostradas aos nossos pequenos, caso contrário crescerão ao som dos funks da VIDA.
      Abraços

      Excluir
  3. Malu:
    Amei a ideia.É disso que as crianças precisam, mais arte, já que os mestres de sabedoria dizem que somente a arte poderá melhorar o mundo.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito nesta afirmação. Nem so de conteúdo vive o homem, mas também das belezas que alimentam a alma e a ARTE é uma delas...
      Abraços, amiga ATENA!

      Excluir
  4. Thanks to you. Be our guest.
    geetings

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Amiga tens um selinho para ti lá no cantinho, vai lá apanhá-lo para ele não congelar.

    Bom fim de semana
    Beijos
    Joana e Sofia

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    É um grande prazer conhecer seu blog e poder ler o que escreves.
    Acredito que quando escrevemos com prazer conquistamos amigos e fiéis amantes das palavras. Sabemos o quanto é difícil levar a nossa voz, as nossas angustias os nossos sonhos às pessoas. Mas o mais importante é saber que você e eu gostamos daquilo que fazemos.E acreditamos que o mundo pode se tornar bem melhor através de nossos escritos.
    Grande abraço
    Se cuida

    ResponderExcluir
  7. Uma boa ideia para este blogue que gostei muito de
    conhecer. A Malu sabe alguma coisa da evolução do
    estado de saúda da Glorinha de Lyon?
    Nunca mais inseri nada no seu blogue. Estou preocupada.
    Um grande beijinho
    Irene

    ResponderExcluir