segunda-feira, 22 de abril de 2013

Educar ...Deixar voar!!!!!!

Uma grande preocupação de pais e professores hoje em dia, está no que permitir ou não, para ensinar o melhor caminho para as crianças.
Problemático, realmente, já que há um forte apelo social, empurrando os nossos pequenos(ou não tão pequenos assim), para escolhas nem sempre tão saudáveis e positivas.Como educadores, corremos o risco de perder para a mídia, seja ela qual for.
Então, como proceder?
Dialogando...Sempre...Dividindo experiências que caibam naquele determinado momento...Trocando idéias...Pedindo soluções para as mais diferentes situações...Demonstrando , acima de tudo, amor!
Não é tão fácil quanto parece, bem sei.
A concorrência é grande.A Internet, os games, as facilidades são imensas....Mas nunca devemos desistir de tentar chegarmos o mais perto possível.Não adianta proibirmos...Ás vezes a proibição acaba por fazer o caminho contrário à nossa vontade...suscita curiosidade e vontade de fazer aquilo que é proibido.Isso acontece com os adultos também, por que seria diferente com a s crianças?
É necessário que os valorizemos quando acertam, quando progridem, quando respondem adequadamente a aquilo que os propusemos...É um exercício constante e requer sensibilidade, carinho e atenção.
É necessário que possam voar e isso será maravilhoso se o puderem fazer conosco, ao nosso lado, para que possamos ser o  GPS e isso só acontecerá se eles confiarem em nós...E como se aprende a confiar?Demonstrando coerência em nossas atitudes, naquilo que falamos...e realmente, vivenciamos.
Para todos, bom dia e ótima semana.
Não percam nenhuma oportunidade de estarem com suas crianças!
Beijo no coração de todos...

11 comentários:

  1. Texto belíssimo Katia e verdadeiro.
    Fui educadora por 31 anos, escolhi ser alfabetizadora, sempre gostei de desafios e graças a Deus venci todos dentro da alfabetização,mas minha didática maior foi sempre o Amor e a dedicação e isso sempre me ajudou a finalizar metas.
    Um grande beijo em seu coração querida.

    ResponderExcluir
  2. Putz, você tocou na moleira. rsrs Coerência entre falas e atitudes. É assim que damos o exemplo ao pequenos ou não tão pequenos.
    Obrigadíssima pela contribuição.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. As crianças de hoje efetivamente têm muita oferta mas o grande problema reside no ambiente familiar, a família está muito doente e isso reflete-se nas crianças e adolescentes. Se optarem por caminhos tortos a responsabilidade é primeiramente dos pais. A falta de afeto, a falta de respeito, a falta de diálogo, a carência de tudo o que é necessário para crescer e ser saudável e tornar-se um adulto realizado. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Kátia,
    que lindo post!
    Concordo plenamente!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Kátia!
    Muitas pessoas têm dificuldade de lidar com situações como solidão ou de relacionamentos.
    Acredito que isso se dá muito pelo fato de termos sido programado equivocadamente e indiretamente a isso.
    Imagina só se nossas escolas tivessem nos ensinados a lidar com isso, em vez de nos empurrar goela abaixo horários intermináveis de matemática, geografia, física ... Etc.
    Com certeza teríamos mais facilidade para lidar com essas situações tão comuns nos dias de hoje, mas que se tornam tormentos, um verdadeiro desafio.
    Mas infelizmente é negado a nós um bem muito precioso que é:
    CRIATIVIDADE e RELACIONAMENTO! A maioria das coisas que aprendemos, em sala de aula, nunca usaremos em nosso cotidiano. Abraço! www.beabadosucesso.com.br

    ResponderExcluir
  6. Um belo texto,sem dúvida e muito verdadeiro.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Amei seu blog,maravilhos textos.Parabéns!
    Obrigada pela visita, beijos!

    FELIZ VIDA!

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Aceita ser colunista do Jornal da Cidade Online??
    Coluna: Educar ...Deixar voar!!!!!!

    Entre em contato com o editor José Tolentino Filho,
    jptfilho@jornaldacidadeonline.com.bre_mail
    Sucesso! Feliz vida!


    ResponderExcluir
  9. Olá

    Ensinar
    é ter sempre
    este olhar
    voltado
    para a esperança.

    Que sempre haja em ti,
    tempo para cultivar a alegria.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela visita no meu blog bjs.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Kátia, parabéns pelo blog, muito instrutivo, penso que não é só para profissionais, muitas mães e pais deveriam seguir, e ler seus textos informativos, e muito importantes para a educação dos pequenos. Vou indicar para minhas sobrinhas, são jovens e já mamães, inclusive uma delas é pedagoga mas não exerce a função.
    Estou levando seu link-me, vou coloca-lo na minha sala dos blogs que recomendo.
    Abraços para você e para Malu!
    Clarice

    ResponderExcluir