Viver é Crescer
É fundamental compreender a importância do crescimento, pois sem crescimento não existiria a educação, já que seu papel é o de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento. A vida é crescimento físico (multiplicação celular), emocional (vivências, experiências, maturação) e mental (aprendizagem, entendimento, compreensão). A vida se nutre do crescimento, entendido como aprendizagem, desenvolvimento e construção de um ser em todos os aspectos. Tanto os adultos como as crianças estão em constante crescimento, tudo o que nos acontece é parte de nossa educação. Aprendemos em casa, na escola, no escritório. As crianças estão crescendo o tempo todo, e todos os momentos que vivem são importantes e valiosos em seu desenvolvimento.
O Objetivo é o Processo
Tudo é um processo que contribui para o crescimento. Nós gastamos séculos procurando felicidade no futuro, quando o princípio da vida é viver feliz. A vida se desenrola de acordo com diferentes fases, com diferentes necessidades e, respeitando esses processos vivos, as aprendizagens são mais eficazes, mais vivas. Depositemos a nossa atenção no caminho, no trajeto e na aprendizagem. Quando os processos são completos e autênticos, os resultados são sempre positivos porque desses processos aprendemos, nos desenvolvemos, crescemos.
A vida não pode se desenvolver pensando-se no futuro, são os processos que respondem às necessidades e interesses presentes no crescimento. Procuremos introduzir na educação o respeito pelos processos de desenvolvimento humano através da aprendizagem ativa, da experimentação, de encontrar o sabor e a diversão do conhecimento e da vida. Que cada dia seja único e irrepetível, uma nova etapa em nossa jornada. O objetivo é o processo, não o fim.
Tomada de Consciência
É essencial que como pessoas e educadores comecemos a caminhar rumo a uma educação consciente. Para isso é importante nos perguntar por que educamos, como o fazemos, por que tomamos decisões que nos motivam a cada passo.
O método de investigação científica implica em conhecer o objeto de estudo, neste caso o homem, a criança, a vida. Nós precisamos conhecer as crianças, conhecer ao homem. Em um nível geral, seus processos de desenvolvimento, sua natureza, suas necessidades e a nível particular, sua história, seus interesses, suas habilidades, suas emoções. Só conhecendo a criança poderemos ajudá-la em seu processo de desenvolvimento e educação.
Liberdade implica Autonomia
O homem nasce livre e vive com o desejo de aprender, está absorvendo conhecimento do ambiente o tempo todo. O ser humano constrói a si mesmo, todas as informações necessárias para o seu desenvolvimento estão dentro de você, esperando o momento certo e o ambiente ideal para se expressar plenamente. A liberdade é o quadro onde se desenvolve a vida, a autonomia é a essência que expressa as necessidades vitais de cada ser humano. A melhor maneira de alcançar um mundo onde todos são livres para pensar e fazer por conta própria, é experimentando o controle da própria vida, a independência, o respeito pelos nossos processos.
Somos Únicos e Irrepetíveis
A diversidade existe em todos os seres vivos, cada um nasce e se desenvolve com um padrão único que nos torna diferentes. Isto significa que temos ritmos e formas de vida diferentes, condições, capacidades, interesses, histórias diversas.
Vamos começar a considerar que todas as variáveis são importantes na hora de aprender, podemos aprender de diferentes, formas, maneiras e tempos. Tudo à nossa volta nos faz aprender, a escola, a família, a comunidade, os amigos, os meios de comunicação. Há uma educação para cada um de nós, uma maneira de ver o mundo diferente, um ritmo de desenvolvimento único.
Abertura à Mudança
A vida segue em uma ordem de constante mudança e desenvolvimento, a própria natureza é regulada por este princípio de transformação. Os processos que atravessamos dia a dia nos motivam à mudança e ao crescimento. A história da humanidade mostra que cada crise é uma oportunidade e a abertura à mudança é um fator essencial para o êxito do desenvolvimento de uma pessoa e da sociedade.
Hoje o mundo está enfrentando processos de mudança muito fortes em todos os aspectos e é necessário nos abrirmos a essas mudanças. Nestes tempos a educação em todo o mundo está em uma crise única em sua história. Embora tenha mudado ao longo do tempo, hoje a educação formal não está satisfazendo as necessidades do mundo em que atua. O paradigma educacional dominante nos últimos 200 anos precisa transformar-se para os tempos atuais.
A mudança envolve conflito, definitivamente acarreta numa crise, mas é também uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento. A abertura à mudança é vital para o crescimento. A educação pode aplicar a abertura à mudança sendo mais flexível, deixando o dogma e transformando-se em uma escola viva, que cresce com o passar do tempo e das pessoas.
Amor e Cooperação
O amor implica conhecer-se, valorizar-se, compreender-se, aceitar-se e respeitar-se. Respeitemos a todos e cada um de nós. Desde a concepção já temos determinada a conformação de nosso ser e é respeitando esse processo vital que conseguimos nos realizar.
O amor implica deixarmos ser, oferecer tudo de cada um, conhecer e respeitar os ritmos de quem nos rodeia e entender que necessitamos uns dos outros. Desejar o melhor para nós e para os outros.
O trabalho em equipe, a idéia de que vivemos em sociedade. Onde compartilhamos recursos, tempos, objetivos, sentimentos com nossos semelhantes. A cooperação nos permite viver em um ambiente pacífico onde podemos nos realizar, aportar às necessidades alheias, mas sem interferir em seus processos autônomos.
É elementar que entendamos que a cooperação é parte da natureza humana, é parte da vida, o acompanhamento é essencial para o desenvolvimento da vida, a nível celular e a nível social. Desenvolvemos-nos individualmente e no nosso ritmo, mas vivemos em comunidade e nosso crescimento é também o crescimento daqueles que nos rodeiam.
Fonte: http://www.educacionprohibida.org.ar/
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