quinta-feira, 14 de julho de 2011

Programa Ler para Crescer

lercrescer Este é um Programa que merece ser copiado e difundido pelo Brasil todo: estimular e proporcionar a leitura para os nossos jovens estudantes nesta época em que o conhecimento de nossa língua pátria está num nível tão crítico.

Aqui vão nossos parabéns aos idealizadores e responsáveis por esse Programa.

Programa Ler para Crescer

É um programa do jornal Folha da Região, de Araçatuba, que nasceu em 1994 associado ao Programa Jornal e Educação da ANJ - Associação Nacional dos Jornais.

Consiste em uma série de iniciativas comprometidas com a promoção da leitura e da escrita entre os estudantes - de todos os níveis - da cidade e região. Tratam-se de cursos, concursos, palestras, seminários, visitas monitoradas, distribuição gratuita de exemplares, entre outras ações.

Com o objetivo de informar para melhorar a sociedade onde se está inserido, o programa desenvolve iniciativas educativas para formar leitores críticos - por meio do fomento ao acesso à informação - e ajudar na construção da cidadania e participação social do público leitor. Nesse processo, é auxiliado por empresas socialmente responsáveis, que financiam parte do trabalho.

Com este trabalho, a Folha da Região auxilia no aprimoramento da expressão oral e escrita, amplia e dá significado aos conteúdos escolares, estimula o pensar integral, desenvolve a reflexão crítica, possibilita uma melhor compreensão da realidade e estimula a atuação efetiva de educadores e educandos no contexto social, tudo isso aliado ao fomento à educação e cidadania ativa.

Comprovadamente, o jornal é um recurso educacional e pedagógico. Quem afirma isso são as centenas de professores que já passaram pelos cursos de capacitação promovidos (gratuitamente) pela Folha da Região ao longo desses anos.

Entre as metas do Ler para Crescer estão:

1. Contribuir para que os cidadãos da região de Araçatuba atinjam um domínio mais pleno de leitura, escrita e interpretação,

2. Ajudar na democratização da informação trabalhando seu acesso e pluralidade como direito cidadão fundamental à construção do conhecimento, tomada de decisão, autonomia e exercício pleno da cidadania,

3. Associar a leitura de jornais a uma dimensão mais ampla de leitura, a fim de estimular o prazer de ler e a construção de conhecimento,

4. Fomentar o acesso ao veículo jornal, difundindo junto aos públicos atingidos, as diversas linguagens deste meio de comunicação, sua estrutura, natureza e lógica jornalísticas, bem como sua importância no conjunto das forças e mediadores sociais,

5. Contribuir para a dinamização do currículo escolar como um todo, apresentando o jornal seus conteúdos, linguagens e gêneros textuais como um suporte ao desenvolvimento de processos inovadores, criativos, atraentes e atuais de ensino-aprendizagem.

Responsáveis pelo Programa na região de Araçatuba:

Marcos Jornas da Silva - administrador de empresas com especialização em marketing aplicado ao consumo. É gerente de circulação da Folha da Região, responsável pelo desenvolvimento de parcerias com empresas para apoio e viabilização do Ler para Crescer.

Ayne Regina Gonçalves Salviano - bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, especialista em Metodologia Didática do Ensino Superior. Professora de redação no ensino médio da rede particular de ensino de Araçatuba e de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da comunicação e jornalismo. Educomunicadora. Coordenadora do Programa Ler para Crescer da Folha da Região desde 2010. Capacitadora nos cursos de formação continuada para professores.

Fonte: http://www.lerparacrescer.folhadaregiao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário